XV Jornadas do NEDF – Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado

Doenças do Fígado: especialistas reúnem-se para debater prática, diagnósticos e tratamentos

O Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) realiza as XV Jornadas do núcleo, nos dias 16 e 17 de setembro, no Hotel São Lázaro, em Bragança.

Médicos internistas vão reunir-se para discutir e refletir sobre patologias e principais desafios que Portugal enfrenta no que respeita ao tratamento de doenças do fígado.

“As jornadas do NEDF procuraram sempre ser abrangentes, focando os temas mais prementes, e por vezes controversos, da atualidade. Todos as palestras foram criteriosamente selecionadas com este objetivo”, antecipa Paulo Carrola, coordenador do NEDF.

Doenças Raras em Hepatologia; Doenças Autoimunes; Doenças Víricas; Encefalopatia Hepática; Cuidados Paliativos e Radiologia de Intervenção em Hepatologia encabeçam alguns dos principais temas que vão estar em destaque, durante o encontro. 

Coordenador do Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado, Paulo Carrola assinala que “o acesso e tratamento das doenças do fígado no nosso país está ainda muito aquém do desejado e é muito assimétrico”.

“Se por um lado temos Unidades Hospitalares em que a perceção, sensibilidade e organização para as doenças do fígado está já a um bom nível, existem muitas outras em que, infelizmente, ainda não foram atingidos esses objetivos. Este problema tem constituído uma preocupação do NEDF e ultrapassá-lo é um desígnio para os próximos anos”, atesta o médico internista.

Mais informações disponíveis em: XV Jornadas do Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado - SPMI

 

 

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado (NEDF)