Alerta é dado pelo Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses durante uma vista à ULS Guarda

“Distrito da Guarda precisa de mais psicólogos com urgência”

O Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Francisco Miranda Rodrigues, alertou esta segunda-feira para a falta de psicólogos no Serviço Nacional de Saúde na região da Guarda. Foi durante uma visita ao serviço de psicologia da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.

“O distrito da Guarda precisa de mais psicólogos com urgência”, avisou o Bastonário. “Há pouco mais de dois psicólogos nos centros de saúde para os 147 mil habitantes do distrito. Isto significa que fazem uma avaliação a uma pessoa só dois meses depois é que talvez consigam ter uma consulta”.

À falta de recursos juntam-se as particularidades geográficas do território. “Um psicólogo pode ter de ir da Guarda até Foz Coa. São duas horas de viagem que seriam importantes para dar assistência a quem precisa”.

O Bastonário da OPP e a vice-presidente Sofia Ramalho visitaram a Unidade Local de Saúde da Guarda, onde foram recebidos pelo presidente do Conselho de Administração, João Pedro Barranca, e pela Diretora Clínica, Fátima Cabral. Reuniram-se depois com os profissionais do Serviço de Psicologia daquela ULS.

A direção da OPP está a visitar os vários serviços de psicologia das Unidades Locais de Saúde do país, já instalados, para acompanhar as dificuldades que podem estar a ser sentidas pelos psicólogos nesta fase de adaptação e mudança no SNS.

 
Fonte: 
Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP)