Covid-19

Diretora-Geral da Saúde apela ao cumprimento das regras

“Está nas mãos de todos nós fazermos um esforço para fazer as nossas vidas o mais próximo possível da normalidade, mas com cautelas, com regras”, disse esta quarta-feira a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, na última conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia da Covid-19.

A especialista em saúde pública apelou à população para que tenha “ainda mais paciência e resiliência”, porque “o vírus está a fazer o seu percurso, tem a sua dinâmica e tende a infetar-nos”.

“Já fizemos um esforço imenso desde março para aqui chegar. Já tivemos momentos melhores e piores. De facto, temos tido de um modo geral um comportamento bastante bom como cidadãos, mas temos que pensar que o vírus está a fazer o seu percurso”, reforçou.

Lembrando que os convívios familiares são responsáveis por uma grande parte das infeções, Graça Freitas explicou que “por sermos da mesma família não pertencemos ao mesmo núcleo, à mesma bolha”. Por isso, “se fizermos convívios, festas ou comemorações com muita gente, isto dá origem a muitos surtos”.

Apesar de as pessoas [infetadas] serem jovens, prosseguiu, “não estão imunes a ser internadas” e a ter “doença grave. E estão, sobretudo, a transmitir a doença a grupos mais vulneráveis, nomeadamente aos idosos e a pessoas que, não tão idosas, podem ter patologia e serem grupos de risco”.

 

Fonte: 
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay