Decisão será anunciada em breve avançam os jornais

Dinamarca vai suspender definitivamente a vacina da AstraZeneca

A Dinamarca deverá ser o primeiro país a deixar de administrar a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19, tendo em conta sua possível ligação a casos muito raros de coágulos sanguíneos. Pelo menos é isto que relatam vários meios de comunicação dinamarqueses, citando fontes não identificadas.

Segundo a informação avançada, as autoridades sanitárias dinamarquesas realizarão uma conferência de imprensa onde se espera que seja anunciada a decisão de deixar de usar a vacina e onde seja apresentado um novo calendário para o programa de vacinação do país.

A Direção-Geral da Saúde da Dinamarca tomou a decisão de suspender a administração das doses de AstraZeneca, considerando que existe uma provável ligação entre a AstraZeneca e os casos anormais de trombose, que existem vacinas suficientes no mercado e que a situação epidémica neste país é controlada.

De facto, as autoridades de saúde dinamarquesas notaram que estão "completamente de acordo" com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) de que a vacina AstraZeneca é "segura e eficaz" contra a Covid-19, embora tenham recordado que a decisão final é de cada país.

 

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay