FPAD deixa alerta

Diabetes afeta cerca de 40% da população portuguesa

Em Portugal são mais de três milhões de pessoas que sofrem de diabetes e de pré-diabetes, uma doença que apresenta números esmagadores e que é considera a quarta causa de morte a nível nacional. A patologia triplica ainda a mortalidade nas pessoas com cancro, doenças respiratórias e cardiovasculares.

No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, a Federação Portuguesa de Associações de Pessoas com Diabetes (FPAD), deixa o alerta para uma doença que carece de um diagnóstico e tratamento precoce para ajudar a prevenir e evitar complicações futuras (AVC, insuficiência real, amputação de membros inferiores e cegueira).

Emiliana Querido, presidente da FPAD, refere que “as famílias desempenham um papel importante no apoio aos seus familiares com diabetes. Deve existir um reconhecimento dos riscos, sinais de alerta e prevenir a diabetes e suas complicações” e acrescenta que “quando uma família aposta numa alimentação saudável e pratica exercício em conjunto, todos os membros beneficiam e existe um encorajamento de comportamentos que podem prevenir a diabetes tipo 2”.

As intervenções comunitárias por parte da FPAD têm sido a prioridade para atingir indivíduos e famílias e incentivar à atividade física dentro e fora da escola e no local de trabalho. O objetivo é combater os estilos de vida modernos caracterizados por inatividade física e longos períodos sedentários.

Além da preocupação com a diabetes, a FPAD deixa a mensagem que as preocupações com esta doença num ambiente familiar são cruciais para a pré-diabetes.

Uma condição em que os níveis de glicose no sangue estão acima dos níveis normais saudáveis, mas não são suficientemente altos para estar na faixa dos diabéticos. Em que ao não existirem sinais ou sintomas visíveis associados à pré-diabetes, leva a que 9 em cada 10 pessoas com pré-diabetes desconheçam esta condição e, como cerca de 70% dos indivíduos com pré-diabetes vão eventualmente desenvolver diabetes tipo 2.

“É importante combater o peso da diabetes em Portugal, neste momento são diagnosticadas cerca de 200 pessoas com esta doença diariamente. A aposta passa por uma comunicação preventiva à diabetes tipo 2 em que, apesar de existir alguma carga genética e hereditária, a diabetes pode ser prevenida através de hábitos de vida saudável como a prática desportiva e uma boa alimentação” alerta Emiliana Querido, presidente da FPAD.

Fonte: 
Float
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock