Processo vai acelerar a partir de hoje

DGS revela que estão agendadas 350 mil vacinas contra a gripe para os próximos dias

A Direção-Geral da Saúde (DGS) "entende ser prioritária a vacinação contra a gripe, tendo sido já vacinadas cerca de 811.000 pessoas, das quais quase 271.000 nas farmácias, e estando aproximadamente 350.000 agendadas para os próximos dias". O processo de vacinação contra a gripe e a dose de reforço contra a Covid-19 vai, assim, acelerar a partir de hoje.

Os utentes elegíveis para a dose de reforço da Covid-19 têm sido convocados, essencialmente, para a vacinação conjunta gripe/Covid-19.

Dos 1.500.000 utentes que estarão elegíveis para a dose de reforço até meados de dezembro, cerca de 840.000 encontram-se elegíveis à data de hoje, estando já vacinados aproximadamente 351.000, ou seja, 42%. Dos sobrantes, mais de 35.000 estão já agendados para os próximos dias.

Os utentes elegíveis para a dose de reforço são os que têm idade igual ou superior a 65 anos e já completaram o esquema vacinal há pelo menos 180 dias. A estes acrescem os utentes com menos de 65 anos com condições de imunossupressão, que sejam habilitados pelo seu médico, mediante uma declaração eletrónica.

A DGS recorda que a vacinação contra a gripe e a Covid-19 é essencial para minimizar o risco de propagação do vírus SARS-CoV-2 e do vírus da gripe, e para diminuir a ocorrência de doença grave. A vacinação é muito importante especialmente nesta altura do ano, em que é expectável a co-circulação de vários vírus respiratórios e em que se poderá verificar igualmente o impacto das temperaturas baixas na saúde da população.

Autoagendamento para maiores de 70 anos

O autoagendamento das pessoas com 70 ou mais anos decorre a partir de hoje. No Portal COVID-19 pode ser agendada a administração das duas vacinas em simultâneo. No entanto, no Centro de Vacinação, o utente poderá optar pela toma de apenas uma delas.

Além disso, os utentes continuam a ser convocados através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a Covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para Covid-19).

A partir de hoje, também,  as pessoas com 80 ou mais anos poderão deslocar-se a um Centro de Vacinação em regime de Casa Aberta e pedirem para ser vacinadas com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 e/ou com a vacina contra a gripe.

Fonte: 
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay