Covid-19

DGS pondera alargar testes de rastreio a mais grupos

A Direção-Geral da Saúde anunciou ontem, durante a conferência de imprensa diária, que está a ponderar alargar os testes à Covid-19 além de lares, estabelecimentos prisionais e creches.

Respondendo à questão colocada relativamente à posição da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), que defende a realização prévia e periódica de testes a todos os alunos, professores e funcionários não docentes que regressem à escola, Graça Freitas referiu que “há uma política para testar em lares, sobretudo os trabalhadores, estabelecimentos prisionais e creches. Portanto, estão a ser analisadas outras situações que requeiram o mesmo tipo de atenção”.

Sobre o aumento de novos casos na região de Lisboa e vale do Tejo nos últimos dias, mais 294 em relação a quarta-feira, a Diretora-geral da Saúde, admitiu que as autoridades de saúde estão a “procurar explicações para o facto”.

“Sabemos que em Lisboa têm-se feito rastreios maciços e pode haver aqui o efeito do rasteio, porque podem ter sido identificados casos a partir daí”, justificou Graça Freitas.

Relativamente a este facto, reconheceu ainda que a média do número de pessoas que cada doente pode infetar, na região de Lisboa e Vale do Tejo, “é ligeiramente superior ao do resto do país”, tendo em conta os últimos cálculos efetuados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

Em relação aos casos recuperados, Graça Freitas adiantou que continuam a ser “acompanhados pelo seu médico até este considerar que o episódio de doença está encerrado, mesmo que tenham ido para o domicílio”.

Questionada sobre o aumento das mortes relacionadas com outras causas, a Diretora-Geral da Saúde disse que “desde o dia 14 de abril” que “não se nota qualquer alteração do padrão da mortalidade para todas as causas não Covid-19 e para todas as idades de acordo com o esperado para esta altura do ano. Há uma constância, estamos dentro da linha de base”.

Ainda assim, revelou que a DGS está a “codificar” as causas de morte em geral, ocorridas este ano.

 

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay