Promoção da atividade física nos cuidados de saúde primários

DGS participa na conferência final do projeto EUPAP

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, vai participar na conferência final do projeto EUPAP – A European Physical Activity on Prescription Model, que irá decorrer no dia 14 de fevereiro, em Estocolmo.

Iniciado em 2019, este projeto teve por objetivo transferir e adaptar o modelo sueco de promoção da atividade física nos cuidados de saúde primários em nove países europeus: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Itália, Lituânia, Malta, Portugal e Roménia.

Na conferência serão apresentados os diferentes recursos e processos desenvolvidos ao longo do projeto, e discutidos aspetos relacionados com a introdução da promoção de atividade física nos sistemas nacionais de saúde.

Em Portugal, foi dada prioridade ao desenvolvimento de três objetivos estratégicos para a intervenção ao nível da promoção da atividade física, através da realização de projetos-piloto em unidades funcionais de Agrupamentos de Centros de Saúde, estabelecimentos hospitalares do Serviço Nacional de Saúde e unidades locais de saúde.

Entre as diferentes atividades desenvolvidas, Portugal foi responsável pela gestão do processo de implementação da consulta de atividade física, um dos cinco elementos centrais no modelo sueco, nos diferentes países participantes no projeto.

A conferência será transmitida online entre as 8 e as 16 horas (horário de Portugal Continental). A inscrição é gratuita, mas o registo é obrigatório e deve ser realizado até dia 11 de fevereiro.

 

Fonte: 
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay