Care4Diabetes

DGS participa de projeto europeu que quer melhorar os cuidados às pessoas com Diabetes tipo 2

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Diabetes, participa no projeto europeu “Care4Diabetes”, que tem como objetivo promover a adoção de estilos de vida saudáveis pelas pessoas com Diabetes, tornando-as centrais na gestão da sua própria doença.

Este projeto envolve um total de 30 parceiros de doze países - Bélgica, Bulgária, Espanha, Eslováquia, Eslovénia, Finlândia, Grécia, Hungria, Itália, Malta, Polónia e Portugal -, terá uma duração de três anos e um orçamento de quatro milhões de euros (80% cobertos pela Comissão Europeia). O “Care4Diabetes” procura implementar na União Europeia a “Reverse Diabetes2Now”, uma boa prática desenvolvida durante uma década pela ONG holandesa Voeding Leef.

Inicialmente, os profissionais de enfermagem, de medicina geral e familiar, nutrição e psicologia, com formação específica na área da Diabetes, vão trabalhar intensivamente durante seis meses com pessoas com Diabetes, seguindo-se um período adicional de acompanhemento, com a duração de mais seis meses, para avaliação dos resultados.

Sob a coordenação da Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Diabetes, colaborarão na implementação deste projeto quatro instituições do SNS vão colaborar na implementação deste projeto no nosso país. São elas o ACES do Estuário do Tejo, na região de saúde de Lisboa e Vale do Tejo; o ACES do Sotavento, na região de saúde do Algarve; o Centro Hospitalar Universitário do Porto, na região de Saúde do Norte; e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, na região de saúde do Alentejo. 

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, vai também participar enquanto entidade afiliada do projeto.

Na primeira reunião com todos os parceiros, o Ministro da Saúde Regional do Principado das Astúrias, Pablo Fernández Muñiz, que lidera o projeto, destacou a força destes projetos europeus porque “agregam o conhecimento e a experiência de entidades de diferentes países, todas com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”.

 

 

 

 

 

Fonte: 
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Care4Diabetes