Iniciativa surge no âmbito do Dia Mundial da Crianças que se assinalou ontem

DGS e Instituto de Apoio à Criança lançam conto infantil

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil e do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, associou-se às comemorações do Dia Mundial da Criança, com o lançamento do conto “Sol e o centro de saúde – uma viagem pelos teus direitos". Este conto é baseado na “Carta da Criança nos cuidados de saúde primários”, divulgada, no passado mês de abril, pela DGS em parceria com o Instituto de Apoio à Criança (IAC).

A criação da “Carta da Criança nos cuidados de saúde primários” foi desenvolvida pelo IAC em parceria com a DGS, com apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

De acordo com a nota dibulgada pela Direção Geral da Saúde, este projeto nasceu com o objetivo de “sensibilizar profissionais, famílias e as próprias crianças sobre os seus direitos, no contexto dos cuidados de saúde primários, que têm sido a prioridade em detrimento de internamentos e tratamentos em meio hospitalar”. E surge no seguimento da Carta da Criança Hospitalizada, adotada em 1988 em Leiden e editada em Portugal em 1996, pelo IAC, que consagra os direitos da criança antes, durante e depois de um internamento hospitalar, com os objetivos de sensibilizar a comunidade em geral para os direitos da criança nos serviços de saúde e aumentar a literacia em saúde das crianças e famílias.

 

 

Fonte: 
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
DGS