“Parar o VIH está nas nossas mãos”

DGS associa-se a campanha que visa sensibilizar a população para utilização do preservativo

Para assinalar o Dia Internacional do Preservativo, foram instalados 60 suportes com preservativos e materiais informativos da campanha “Parar o VIH está nas nossas mãos” em espaços da Câmara Municipal de Lisboa, nomeadamente na Loja do Cidadão do Saldanha, espaços de atendimento ao munícipe, bibliotecas municipais e espaços para jovens.

Estas ações inserem-se na iniciativa “Lisboa Cidade sem Sida”, da Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a Direção-Geral da Saúde (DGS), através dos Programas Nacionais Prioritários de Saúde nas áreas da infeção por VIH e SIDA e das Hepatites Virais, da Divisão de Saúde Sexual, Reprodutiva, Infantil e Juvenil, e da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar, e com o GAT.

Os preservativos masculinos e femininos são altamente eficazes e constituem a ferramenta de prevenção mais disponível na prevenção do VIH, infeções sexualmente transmissíveis e de gravidezes não desejadas. Os preservativos são baratos, fáceis de armazenar e transportar, e podem ser utilizados por qualquer pessoa que seja sexualmente ativa.

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre VIH/SIDA (ONUSIDA) recomenda a distribuição ampla de preservativos, nomeadamente fora das estruturas de saúde, reduzindo as barreiras de acesso, especialmente por parte dos jovens. Reforça também a necessidade de desenvolver estratégias de distribuição que reduzam o estigma e visibilizem o preservativo em espaços públicos.

Em 2018, foram diagnosticados 973 novos casos de infeção por VIH em Portugal, maioritariamente (99,7%) em indivíduos com idade igualou superior a 15 anos. Em 97,3% dos casos a transmissão ocorreu por via sexual.

 

 

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock