Videoconferência promovida pela FamiliarMente

“A Democratização da Saúde Mental” reúne especialistas em webinar

Inserido no VI Encontro Nacional das Famílias, a FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental - organiza, no próximo dia 21 de maio, o webinar “A Democratização da Saúde Mental, Participação Pública em Saúde” que contará, entre outros, com a presença e intervenção do Diretor do Programa Nacional de Saúde Mental, Miguel Xavier. A sessão de abertura contará com a participação da Ministra da Saúde, Marta Temido.

Com início pelas 9h30, a videoconferência contará com quatro painéis de debate. O primeiro painel, integrado por Maria João Silva Baila Madeira Antunes, Professora na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Coordenadora Grupo de Trabalho para a Revisão Lei de Saúde Mental e por três familiares de doentes com doença mental - João Maia Rodrigues, Margarida Santos Montenegro e Maria Odete Pinheiro -, vai abordar a Revisão Lei de Saúde Mental na Perspetiva das Famílias.

Pelas 11h30, Pedro Morgado, Psiquiatra no Hospital de Braga e Professor Escola Medicina da Universidade do Minho, Isabel Paixão, Assessora Programa Nacional para a Saúde Mental vão apresentar os Resultados do Inquérito “Carga e Custo da Doença Mental”. António Leuschner, Presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental fará comentário e moderação deste painel.

O Plano de Recuperação e Resiliência e a Reforma da Saúde Mental será discutido ao início da tarde, contando com a presença já confirmada de Ana Rita Bessa, Deputada do Partido CDS; Mariana Silva, Deputada do Partido Os Verdes; Bebiana Cunha, Deputada do Partido PAN e Telma Guerreiro, Deputada do Partido Socialista.

João Condeixa, representante da Janssen, terá a cargo a Apresentação do Guia Prático dos Direitos da Pessoa Com Doença Mental. Raquel Resende, Assessora da Provedoria da Justiça fará comentário neste espaço de debate.

A Sessão de Encerramento, pelas 17h00, contará com intervenção de Miguel Durães, Vice-Presidente da FamiliarMente e Paula Domingos, Assessora do Programa Nacional para a Saúde Mental da DGS.

Fonte: 
FamiliarMente
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
FamiliarMente