Com o objetivo de rastrear e informar a comunidade

DaVita marca presença na Festa da Saúde de Rio Maior

A DaVita Rio Maior, recentemente a funcionar neste município, vai marcar presença na Festa da Saúde de Rio Maior, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal, que se vai realizar nos dias 24 e 25 de junho. Com esta participação, os colaboradores da clínica pretendem estar mais perto da população, com o objetivo da promoção da saúde e da prevenção da doença renal crónica.

“A participação da DaVita consiste na realização de testes à glicémia, na avaliação da tensão arterial e na consciencialização da comunidade para a doença renal crónica. Estamos focados em disponibilizar tratamentos de alta qualidade, com tecnologia inovadora aos doentes do município, mas consideramos também muito importante fazer um trabalho de literacia para a saúde junto da população, explicando o que é a doença renal e quais as suas formas de prevenção”, afirma Paulo Dinis, diretor-geral da DaVita Portugal.

E continua: “A DaVita Rio Maior é recente no município. Está a funcionar desde o passado dia 23 de março, como resposta a uma necessidade que era premente, uma vez que o concelho não dispunha, até à data, de nenhuma infraestrutura para a realização de hemodiálise, tendo os doentes de se deslocar para instalações fora do município. O projeto foi desenvolvido em conjunto com a Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior.”

A DaVita Rio Maior tem capacidade para dar assistência a um total de 84 doentes por semana, distribuídos por seis turnos de tratamento, e, tal como todas as clínicas do grupo, está equipada com tecnologia inovadora. Com a abertura desta unidade foram também criados 14 postos de trabalho.

A doença renal crónica é provocada pela deterioração lenta e irreversível da função renal. Como consequência, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Nas fases mais avançadas as pessoas com esta doença necessitam de realizar regularmente um tratamento de substituição da função renal que poderá ser a hemodiálise, a diálise peritoneal ou o transplante renal.

 

 

 

 

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock