APDP representou Portugal em Sevilha

“Dar poder às pessoas com diabetes” marcou presença portuguesa em Congresso espanhol

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) esteve em Sevilha de 24 a 26 de abril a representar Portugal no XXX Congresso da Sociedade Espanhola de Diabetes, que juntou 2.000 participantes e onde se assinalou também o 65.º aniversário da Sociedad Española de Diabetes.

Com mais de 5 milhões de pessoas com diabetes, o sistema de saúde espanhol debate-se com problemas muito similares aos de Portugal. Entre eles a capacitação e a educação terapêutica.

Perante os melhores profissionais de saúde de Espanha e convidados de outros países, a palestra do presidente da APDP, Dr. José Manuel Boavida, contou com 600 participantes e debruçou-se sobre o “Empoderamiento del paciente con Diabetes”.

“A importância da educação terapêutica para fazer frente ao recrudescimento das complicações e à mortalidade por diabetes foi o principal foco da apresentação”, explica José Manuel Boavida.

A diabetes é uma doença crónica, que vai acompanhar os doentes ao longo da sua vida, por isso, “o apoio individual e coletivo, a gestão da doença e o apoio social perante as dificuldades quotidianas são determinantes e foram abordados no congresso numa perspetiva de autonomia e autocontrolo da doença”, conclui.

O programa da reunião abordou grande parte dos aspetos relevantes na diabetes, desde a epidemiologia à telemedicina, sem esquecer a educação terapêutica e os avanços no tratamento e atenção dada à diabetes. As bombas de insulina inteligentes e o acesso às novas tecnologia, assim como o uso da inteligência artificial foram alvo de acesos debates.

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay