Direção Geral da Saúde

Dados epidemiológicos passam a ser divulgados uma vez por semana

Segundo a Direção-Geral da Saúde, o relatório da situação epidemiológica e de vacinação passa a ter, a partir de hoje, uma periodicidade semana, passando a ser publicado à sexta-feira.

A atual fase justifica a alteração do padrão de divulgação, sendo descontinuados ambos os relatórios diários, explica a DGS.

De acordo com o organismo, o novo Relatório de Situação vai incluir “o número de casos confirmados e de óbitos em Portugal, acumulado a 7 dias, bem como a ocupação hospitalar diária no continente, com a respetiva variação semanal”.  

Serão igualmente divulgados o número de casos, internamentos e óbitos por região de saúde, bem como a sua distribuição por grupo etário. 

No que diz respeito aos internamentos, estes dados vão refletir “as camas ocupadas com casos de Covid-19, sendo estes dados disponibilizados pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS)”.

Relativamente à vacinação, o relatório englobará dados da cobertura vacinal contra a Covid-19, incluindo a vacinação iniciada, completa e de reforço por grupo etário. Os dados sobre a vacinação contra a gripe, cuja campanha está em fase de conclusão, deixarão de ser divulgados. 

O Relatório de Situação será publicado em simultâneo com o Relatório de Monitorização da Covid-19. 

“Este modelo de divulgação de dados será ajustado sempre que a situação epidemiológica o justifique ou exista necessidade de contemplar outros indicadores”, esclarece a DGS.

Fonte: 
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay