Balanço de 2021 e previsões para 2022

Curso de Medicina Interna 21.22 passa o último ano em revista

O Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), vai realizar dia 12 fevereiro o Curso de Medicina Interna 21.22 – O Ano em Revista, em formato online, com live streaming.

“Num mundo em que o conhecimento científico duplica ou triplica a uma velocidade vertiginosa, e em que o conhecimento médico é cada vez mais espartilhado e especializado, a tarefa do internista em manter-se atualizado torna-se hercúlea”, frisa Andreia Vilas Boas, médica internista e coordenadora do curso.

Com o objetivo principal de fazer um balanço do que mais mudou em 2021 e que aquilo que se espera que pode vir a mudar na prática clínica de medicina interna no novo ano”, Andreia Vilas Boas destaca que no MI 21.22 “pretendemos trazer aos internistas o resumo da principal evidência do ano 2021”.  “Ao longo das sessões temos peritos em várias áreas do conhecimento médico que vêm discutir connosco os avanços científicos mais relevantes do ano que terminou, e sobretudo aqueles a que precisamos de estar mais atentos e que levam, ou levarão, a mudanças na nossa prática clínica”, explica a responsável.

Composto por sessões de 20 minutos seguidas de 10 minutos de discussão, o curso prioriza a abordagem das seguintes temáticas: Doenças hepatobiliodigestivas; COVID-19; Nutrição; Doença vascular pulmonar; Doenças infeciosas; Doenças renais;Doenças neurológicas e vasculares cerebrais; Doença vascular pulmonar; Doenças infeciosas; Doenças renais; Doenças neurológicas e vasculares cerebrais; Doenças respiratórias; Risco Vascular; Doenças cardíacas; Medicina de género; Doenças Autoimunes; Diabetes e Doenças endócrinas e Doente crítico.

“No MI 21.22 pretende-se que os participantes enriqueçam o seu conhecimento científico com a evidência mais atual, previamente filtrada por peritos - para que não se sintam tão assoberbados de informação. Pretende-se também estimular o interesse pela investigação clínica”, aponta ainda Andreia Vilas Boas.

A presente formação, que terá uma carga horária de oito horas, destina-se preferencialmente a médicos Especialistas em Medicina Interna ou internos dos últimos anos de internato, embora possa ser frequentado por qualquer entusiasta do conhecimento médico. As inscrições encerram no dia 4 de fevereiro de 2022. Mais informações em: https://www.spmi.pt/curso-medicina-interna-21-22-o-ano-em-revista/#Estrutura-do-curso

 

 

 

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI)