Instituição universitária licenciou 577 enfermeiros ao longo dos últimos 19 anos

Curso de Enfermagem da Atlântica com desemprego zero

A Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde Atlântica (ESSATLA) apresenta taxa de desemprego fixada nos 0% entre os seus recém-licenciados. Os dados constam de um estudo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que tem como base resultados apresentados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Os números dizem respeito ao ano de 2019 e estão em linha com aquilo que acontece desde 2001, ano em que o referido curso foi lançado. Até ao momento, a instituição que integra a Atlântica, Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia, formou 577 enfermeiros, estando todos a exercer funções.

A ESSATLA diplomou 211 licenciados pré-Bolonha e conta agora com 366 alunos formados no pós-Bolonha, perfazendo até ao momento um total de 577 enfermeiros, verificando-se um impacto muito positivo no mercado de trabalho, com uma empregabilidade imediata. Para Hortense Cotrim, Professora Coordenadora da Licenciatura em Enfermagem da ESSATLA, “a profissão de enfermagem, pelas suas características específicas, cujo objeto de trabalho é o ser humano, único e irrepetível, só faz sentido se encarada como a interligação entre o conhecimento técnico-científico e a humanização dos cuidados”, sendo essa uma das principais características diferenciadoras do curso lecionado nesta instituição de ensino.

“Neste sentido, a minha presença como coordenadora do curso de enfermagem da ESSATLA pauta-se pelo despertar no estudante desta vertente mais humanista na sua relação com o utente e a sua família. Do mesmo modo, e porque o ser humano aprende essencialmente pelo exemplo, é filosofia da ESSATLA estabelecer com o estudante uma relação de proximidade, onde ele perceba a importância do cuidar, em especial através da forma como se sente cuidado”, acrescenta.

Hortense Cotrim mostra-se assim convicta de que “esta forma de recebermos os nossos estudantes faz com que a frequência do curso de enfermagem seja mais que o adquirir de um grau académico, mas acima de tudo seja um importante contributo para o desenvolvimento de competências humanas e relacionais fundamentais para o seu crescimento pessoal”. 

 

 

Fonte: 
Like Brands
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ESSATLA