Procedimento pioneiro

Curry Cabral realiza a primeira duodenopancreatectomia por cirurgia robótica

O Hospital de Curry Cabral (HCC) realizou, no dia 29 de novembro, uma duodenopancreatectomia por cirurgia robótica, uma intervenção feita pela primeira vez em Portugal.

Em comunicado, o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), onde se insere o HCC, explica que a extração da cabeça do pâncreas e do duodeno em doentes do foro oncológico é uma prática que com recurso a robô começa agora a efetuar-se a nível internacional, pelo que esta intervenção coloca Portugal na linha da frente dos cuidados de saúde nesta área.

O comunicado refere ainda que, dado o pioneirismo da intervenção, a equipa médica do CHULC teve a ajuda de uma sua congénere holandesa.

A cirurgia robótica, que se pratica no CHULC desde novembro de 2019, ano em que surge o primeiro equipamento deste tipo no Serviço Nacional de Saúde, já se pratica em urologia, cancro colorretal, tratamento cirúrgico da obesidade, ginecologia e doenças hepato-bilio-pancreáticas. Num futuro próximo, outras patologias terão igualmente indicação para cirurgia robótica.

 

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay