2.º Congresso de Cuidados Paliativos CUF

Cuidados Paliativos em foco em Congresso na CUF

A equipa de Medicina Paliativa da CUF e a CUF Academic Center realizam o 2º Congresso de Cuidados Paliativos CUF, com o intuito de debater o tema “Do Mito à Ciência em Cuidados Paliativos”, entre profissionais de saúde de várias áreas. O evento acontece de 11 a 13 de abril, no Hospital CUF Tejo.

Os cuidados paliativos são uma das áreas da medicina em que mais mitos persistem e, contrariamente a um entendimento generalizado, não se dirigem apenas a pessoas em fim de vida. O objetivo deste congresso é contribuir para a melhoria da qualidade e da inovação dos cuidados de saúde prestados à população portuguesa, particularmente em casos de doença grave e no contexto das Unidades de Cuidados Paliativos. 

O programa do evento divide-se em três dias. O primeiro dia é dedicado a workshops, que visam aprofundar e colocar em prática os conhecimentos dos participantes sobre os desafios da nutrição em fim de vida, a comunicação, o luto e as terapias complementares em cuidados paliativos. Os quatro workshops têm lugar no dia 11 de abril, entre as 8h30 e as 18h00.

O evento prossegue nos dias 12 e 13 de abril onde, entre debates, apresentações e curtas sessões temáticas, vai ser abordada a resposta da medicina paliativa em diferentes cenários, entre os quais a sexualidade, a nutrição, a morte e o luto. Vai ser discutido o controlo da dor e a importância da multidisciplinaridade para o doente e para a família, os cuidados paliativos em Pediatria e Geriatria e os cuidados paliativos em Cuidados  Intensivos.

O 2.º Congresso de Cuidados Paliativos CUF é uma iniciativa dirigida a todos os profissionais de saúde com interesse na área. A inscrição é obrigatória, através deste link, onde também é possível consultar o programa completo do evento.

Fonte: 
CUF
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
CUF