Lançamento a 13 de novembro

Cuidados de Saúde de Proximidade em destaque em livro de SPMI e APAH

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) assinam, em parceria, o livro “Cuidados de Saúde de Proximidade – Um Roteiro para a Humanização e Integração”, cuja sessão de lançamento vai realizar-se dia 13 novembro em Peniche.

Com coordenação de João Araújo Correia (Presidente cessante da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI)) e de Delfim Rodrigues (Coordenador do Programa Nacional de Implementação das Unidades de Hospitalização Domiciliária nos Hospitais do SNS e Vice-Presidente da APAH), o livro traz uma reflexão sobre como a medicina de proximidade e os cuidados integrados da doença crónica devem constituir-se objetivos primordiais dos Sistemas de Saúde atuais.

Governação, modelos de prestação de cuidados, tecnologias e transformação digital, capital humano, financiamento ou resultados clínicos são alguns dos assuntos que estruturam o livro.

“Na realidade, os desafios que enfrentamos como setor (por exemplo, as mudanças demográficas, o ritmo da inovação tecnológica, as mudanças nas expectativas dos utilizadores e a crescente pressão financeira) não podem ser respondidos somente por nós. A resposta aos desafios da atualidade requer que um Estado inteligente e uma “sociedade civil” ativa se constituam como duas faces de um mesmo processo”, defende o presidente da APAH Alexandre Lourenço, no editorial do livro.

“As camas hospitalares são cada vez mais escassas, em relação às necessidades. E, não é preciso ir buscar a evidência desse facto à pandemia Covid-19. Ficamos a saber no final de 2018, que Portugal era o quinto país mais envelhecido do mundo, substituindo a Alemanha, numa lista liderada pelo Japão, a que se seguem a Itália, a Grécia e a Finlândia (PORDATA)”, destaca, por sua vez, o Presidente cessante da SPMI João Araújo Correia, que assina um artigo intitulado “O Imperativo da Proximidade dos Cuidados de Saúde”, parte integrante do livro.

Embora já tenhamos alguns bons exemplos de resposta adequada aos Doentes Crónicos em Portugal (Unidades de Doentes Crónicos Complexos, Consultas Abertas de Patologias Específicas, etc.), eles não se têm disseminado pelo País. Este livro pretende incentivar a criação de mais unidades de tratamento para os doentes crónicos, evitando o recurso ao Serviço de Urgência, associando a descrição dos modelos existentes com a visão dos Administradores Hospitalares, que possibilitará encontrar formas de financiamento adequadas. 

Com a chancela das Edições Almedina, “Cuidados de Saúde de Proximidade – Um Roteiro para a Humanização e Integração» trata-se de um livro que se dirige a estudantes, profissionais de saúde e administradores hospitalares.

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
SPMI