Enfermagem Oncológica

Cuidados de enfermagem do IPO Lisboa reconhecidos pela Ordem

Os cuidados de enfermagem do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) foram reconhecidos pela Ordem dos Enfermeiros. «A acreditação por este organismo vem reconhecer a qualidade das atividades formativas ministradas no IPO tendo em vista o desenvolvimento profissional dos enfermeiros», declara o IPO Lisboa.

A formação de enfermeiros no IPO Lisboa foi acreditada pela Ordem dos Enfermeiros. Desta vez foram reconhecidas as formações «Curso de Estomaterapia», «Integração de Enfermeiros na Instituição» e «Qualidade e Segurança na Administração de Medicação Antineoplásica» para efeitos de qualificação profissional.

Em Portugal, a valorização da enfermagem oncológica está intimamente associada ao IPO Lisboa, que desde a fundação teve a preocupação de ter enfermeiros com conhecimentos científicos e competências técnicas e humanas capazes de assegurar cuidados especializados aos doentes oncológicos.

A Escola Técnica de Enfermeiras do IPO, criada em 1940, foi pioneira no ensino da enfermagem e determinante para a qualidade dos cuidados aos doentes e para o prestígio da profissão no país.

Mais tarde, passou a chamar-se Escola Superior de Enfermagem Francisco Gentil e, em 2007, foi integrada na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Grande parte dos enfermeiros do IPO Lisboa fizeram aí a sua formação e continuam a passar a cultura IPO às novas gerações, conclui o IPO Lisboa.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock