Este ano

Cuidados Continuados vão ter mais 800 camas e Saúde Mental sai reforçada

Em 2020, vão ser contratadas 800 novas camas para as Unidades Cuidados Continuados integrados (UCCI) e colocadas em funcionamento as primeiras Unidades de Dia e Promoção de Autonomia. Esta é uma das medidas inscritas no Orçamento de Estado deste ano que, na área da saúde, pretende dar mais enfoque à humanização dos cuidados e aumentar as respostas às populações.

O OE 2020 prevê o reforço da Rede de Cuidados Continuados, com o aumento da disponibilidade em todas as tipologias, incluindo as áreas da Saúde Mental e dos Cuidados Pediátricos Integrados. Contempla, ainda, a implementação das primeiras 10 Unidades de Dia e de Promoção de Autonomia, que são uma espécie de centros de dia vocacionados para a reabilitação e treino cognitivo para a prevenção de demências, permitindo que os utentes possam estar em casa e que os cuidadores tenham tempo para si.

Nas UCCI são prestados cuidados que previnem e retardam o agravamento da situação de dependência, favorecendo o conforto e qualidade de vida. Este nível intermédio de cuidados contribui para a gestão das altas hospitalares permitindo que as camas dos hospitais sejam atribuídas a doentes agudos.

Criada em 2006, a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados é formada por um conjunto de instituições públicas e privadas que prestam cuidados continuados de saúde e de apoio social a pessoas que, independentemente da idade, se encontram em situação de dependência, permitindo aos cidadãos recuperarem autonomia para as suas atividades diárias.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock