Ciclo de conferências “Desafios da COVID-19”

CUF lança reflexão sobre a pandemia e suas consequências

Um ano após o início da pandemia, a CUF lança o desafio à comunidade científica e aos profissionais de saúde para uma reflexão abrangente e multidisciplinar sobre as consequências da COVID-19, nos doentes covid e não covid. Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, é o primeiro convidado de um ciclo de cinco sessões clínicas, desenvolvidas através de webinar, agendadas para os meses de abril e maio, que irão promover a análise e reflexão sobre um dos momentos mais desafiantes da saúde.

“Desafios da COVID-19” é a primeira sessão clínica, de um ciclo de cinco webinars que tem como objetivo promover a discussão científica de problemas clínicos identificados e ainda por caracterizar, que possam servir de base de trabalho aos profissionais de saúde diariamente desafiados pelo contexto da COVID-19.  

O Bastonário da Ordem dos Médicos é o convidado desta sessão, agendada para amanhã, 6 de abril, pelas 19 horas. Esta sessão será moderada pelo Presidente do Conselho Médico da CUF, João Paço. 

Filipe Froes, membro do Conselho Nacional de Saúde Pública, lançará, a 13 de abril, a discussão sobre “um ano de COVID-19 ou o Bom, o Mau e o Vilão”, onde será analisada a qualidade de vida dos doentes no período pós-covid. Esta sessão, moderada por António Rendas, membro do Conselho Consultivo CUF, refletirá sobre as consequências da pandemia na qualidade de vida da população e os desafios que se enfrentam. 

“As consequências funcionais e fisiológicas no pós-covid” é a terceira sessão deste ciclo, marcada para 20 de abril. Especialistas de Pneumologia, Otorrinolaringologia, Medicina Física e Reabilitação, Neurologia e Medicina Interna da CUF irão analisar, de acordo com as suas práticas clínicas, as sequelas que têm vindo a ser diagnosticadas aos doentes no pós-covid e os desafios que se colocam na reabilitação e acompanhamento destes doentes. António Bugalho, Marques dos Santos, Paulo Beckert e Fernando Pita são os médicos oradores desta sessão moderada por Paulo Bettencourt.  

“As consequências da saúde mental no pós-covid” é outro tema central destas sessões clínicas, que irá juntar as áreas de Psiquiatra, Psicologia e Pedopsiquiatria. Nesta reflexão serão analisadas as sequelas que uma pandemia como aquela que atravessamos está a deixar na saúde mental das populações. Serão oradores nesta sessão, marcada para 27 de abril, o Diretor do programa Nacional de Saúde Mental, Miguel Xavier, e os médicos da CUF Magda Andrea Oliveira, Sara Melo e Luís Madeira que assumirá a moderação da sessão.

Para finalizar este ciclo, a CUF reflete sobre a forma e os modelos adotados para enfrentar a pandemia. A “Gestão da pandemia de COVID-19” | Sínteses e Conclusões” é a reflexão que encerra este ciclo de sessões clínicas, a 4 de maio. 

O Presidente da Comissão Executiva da CUF, Rui Diniz, o Presidente do Conselho de Médico da CUF, João Paço, a Presidente do Conselho de Enfermagem da CUF, Sara Martins, e um paciente, irão partilhar as estratégias adotadas para continuar a garantir resposta aos cuidados de saúde das populações e a forma como estas foram de encontro às necessidades dos doentes em tempo de pandemia. A Diretora Clínica da CUF Academic Center, Piedade Sande Lemos, é a moderadora desta sessão, marcada para 4 de maio. 

Este ciclo de sessões clínicas é promovido pela CUF Academic Center e os participantes podem inscrever-se aqui

 

 

Fonte: 
CUF
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay