“Receitas e Conselhos de Saúde para Doentes Oncológicos”

CUF e Pingo Doce lançam livro a pensar nos doentes oncológicos e suas famílias

A CUF e o Pingo Doce lançam quinta-feira, 2 de fevereiro, o livro “Receitas e Conselhos de Saúde para Doentes Oncológicos” com o objetivo de apoiar os doentes, as suas famílias e os seus cuidadores na gestão, através da alimentação, dos principais sintomas associados às diferentes etapas do cancro e respetivos tratamentos. O livro surge no âmbito do programa “A Saúde alimenta-se” e será apresentado pelas 17h45, no Auditório do Hospital CUF Tejo.

“Receitas e Conselhos de Saúde para Doentes Oncológicos” alia o conhecimento científico de profissionais de saúde da CUF à experiência na área alimentar de especialistas em nutrição do Pingo Doce. Está cientificamente comprovado que é fundamental que as pessoas com cancro obtenham todos os nutrientes necessários para manterem o corpo forte e o mais resistente possível à doença e aos eventuais efeitos secundários dos tratamentos. Por esse motivo, foi desenvolvido este livro que apresenta 100 receitas em linha com os princípios da dieta mediterrânica e organizadas em função dos dez principais sintomas e questões alimentares com que os doentes oncológicos em tratamento se deparam.

Comprometidos com a promoção da saúde através da alimentação, é no âmbito do programa “A Saúde Alimenta-se” que a CUF - a maior e mais experiente rede privada de cuidados oncológicos em Portugal, com mais de 400 profissionais de saúde - e o Pingo Doce - a maior cadeia de supermercados em Portugal e um especialista alimentar com mais de 40 anos de experiência e uma equipa de nutrição própria - juntam esforços e conhecimento para promover junto dos portugueses uma maior consciência do papel que os alimentos podem desempenhar na adequada satisfação das necessidades de cada um.

Quando confrontados com o diagnóstico de cancro, a preocupação com a alimentação por parte dos doentes e familiares aumenta de forma substancial. São frequentes as questões sobre o que se pode ou deve ingerir e quais as quantidades benéficas para enfrentar a doença e as suas consequências. São questões como estas que o “Receitas e Conselhos de Saúde para Doentes Oncológicos” vem valorizar.

O livro procura capacitar os doentes para escolhas alimentares que promovem um impacto nutricional positivo: aumentando a função imunitária, a eficácia da resposta ao tratamento e o controlo dos efeitos secundários. Para tal, disponibiliza 100 receitas, desenvolvidas com o apoio de profissionais de saúde CUF e especialistas de nutrição do Pingo Doce, que dão um contributo para a resposta aos desafios tanto da prevenção do cancro, como das fases durante e após os tratamentos oncológicos.

O evento de apresentação do livro conta com intervenções do Presidente da Comissão Executiva da José de Mello, Salvador de Mello, e do Presidente do Conselho de Administração do Grupo Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos. “A importância da alimentação para doentes oncológicos em tratamento” será o mote para uma mesa redonda que junta a Diretora Clínica da Oncologia CUF, Ana Raimundo, a responsável de nutrição do Pingo Doce, Susana Pasadas, e a responsável da Associação de Doentes Careca Power, Miriam Brice.

A partir de sexta-feira, o livro, de capa dura e profusamente ilustrado, estará disponível em mais de 280 lojas Pingo Doce de Portugal Continental.

Fonte: 
CUF
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
CUF