Disponível no Grande Porto, Almada e Seixal

CUF alarga resposta da Unidade de Hospitalização Domiciliária

A preferência dos doentes por cuidados de proximidade e a tendência de envelhecimento da população com doenças crónicas associadas, impulsionaram a CUF a alargar o serviço de Hospitalização Domiciliária ao Grande Porto e aos concelhos de Almada e Seixal. A implementação deste projeto, pioneiro no setor privado em Portugal, teve início em 2020 na região de Lisboa, estando agora a ser alargado de forma faseada a outras regiões do país.

Possibilitando o internamento no conforto de casa do doente, com prestação de cuidados e rigor e segurança clínica idênticos ao internamento convencional, este serviço diferencia-se por estar integrado com os Hospitais CUF, de norte a sul do país, e por contar com uma equipa de profissionais de saúde dedicada, com vasta experiência e competências diferenciadas.

A Hospitalização Domiciliária CUF é já uma realidade na Grande Lisboa desde junho de 2020 e “a satisfação dos doentes, cuidadores e familiares é muito elevada”, evidencia Pedro Correia Azevedo, Diretor Clínico dos Serviços Domiciliários CUF. O médico revela, ainda que, até ao momento, “desde 2020 estiveram internados neste regime de internamento mais de 440 doentes, correspondendo a cerca de 5.000 dias de internamento”. 

Margarida Alvelos, Especialista em Medicina Interna no Hospital CUF Porto e Coordenadora dos Serviços Domiciliários CUF nas regiões norte e centro, assegura que “a Hospitalização Domiciliária permite prestar cuidados de saúde mais humanizados e centrados no doente e na sua família, através de ensinamentos que permitem aumentar a sua autonomia face à gestão da situação clínica, mantendo apoio permanente de uma equipa especializada”. 

A equipa médica e de enfermagem dos Cuidados Domiciliários acompanha as necessidades do internamento 24 horas por dia, 7 dias por semana, para além de assegurar visitas diárias com médico e enfermeiro. O objetivo é garantir cuidados hospitalares em casa, associados a um aumento do conforto, bem-estar e satisfação dos doentes durante o processo agudo da doença ou durante a agudização da doença crónica de que padece. 

O internamento feito através da Unidade de Hospitalização Domiciliária CUF obedece a critérios objetivos que passam pela avaliação de condições clínicas, sociais e geográficas de cada doente, sendo a admissão voluntária. Do ponto de vista clínico, entre alguns dos diagnósticos elegíveis para a Hospitalização Domiciliária podem estar insuficiência cardíaca, infeções respiratórias, urinárias, da pele ou descompensação de doença crónica. 

Fonte: 
CUF
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock