Hospital CUF Santarém aumenta acessibilidade a cuidados diferenciados na região

CUF abre Hospital de Dia Oncológico em Santarém

A complexidade e a diferenciação dos cuidados de saúde prestados pelo Hospital CUF Santarém acabam de ser reforçadas, através da abertura de um Hospital de Dia Oncológico, tornando-se o único hospital privado do distrito a oferecer este serviço. O Hospital CUF Santarém reforça assim, por um lado, o seu projeto clínico, com o propósito de contribuir para o bem-estar e qualidade de vida dos doentes oncológicos, e por outro, a acessibilidade a cuidados diferenciados na região.

No Hospital de Dia do Hospital CUF Santarém, os doentes oncológicos da região de Santarém podem realizar tratamentos diários, sem deslocações longas e em conforto, sempre acompanhados por uma equipa especializada. Dela fazem parte especialistas em Oncologia Médica, Hematologia e Enfermeiros especializados, aos quais se junta uma gestora oncológica, para apoiar os doentes nas questões processuais e administrativas. 

Trabalhando em estreita colaboração com as restantes especialidades do Hospital CUF Santarém, o intuito deste novo serviço é garantir cuidados de saúde multidisciplinares, diferenciados e personalizados a cada doente oncológico, de acordo com a sua situação clínica.

Para Marisol Correia, oncologista no Hospital CUF Santarém, “a criação do Hospital de Dia Oncológico tem a mais valia de possibilitar que os doentes possam, na sua área de residência, optar pelo setor privado para realizar os seus tratamentos, evitando agora grandes deslocações, sobretudo nos casos em que têm de o fazer várias vezes por mês.”

A hematologista do Hospital CUF Santarém, Mariana Leal Fernandes, acrescenta ainda que “além de maior conforto, este serviço também permite um apoio mais próximo aos doentes, porque o acompanhamento é feito pelos mesmo médicos que os diagnosticam e que os seguem em consultas no Hospital CUF Santarém.”

O Hospital de Dia do Hospital CUF Santarém está pensado para dar resposta a doentes oncológicos e hemato-oncológicos, com indicação para ciclos de tratamento de curta e média duração. O espaço está equipado com 4 cadeirões e um quarto individual, onde é possível administrar tratamentos, entre os quais quimioterapia, terapias alvo e imunoterapia. É, também, possível realizar exames de diagnóstico especializados, como o mielograma - para avaliação da medula óssea, biópsia óssea, punção lombar, paracentese e toracocentese - para drenagem de fluidos a nível abdominal e pulmonar, respetivamente.

Fonte: 
CUF
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
CUF