Tendência crescente

Covid-19: número de casos diários pode ascender aos três mil se não mudarmos o nosso comportamento

Portugal pode chegar, nos próximos dias, aos três mil novos casos diários de infeção por Covid-19, avisou a Ministra da Saúde, Marta Temido, baseando-se numa estimativa feita pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), durante a última conferência de imprensa de atualização de dados sobre a pandemia.

No dia em que Portugal registou o mais elevado número de novos casos de infeção (2.072), a Ministra da Saúde, Marta Temido, alertou para “uma tendência crescente, que tenderá a agravar-se nos próximos dias”, caso não haja uma alteração de comportamentos da população.

Marta Temido salientou que estes números não têm em conta as medidas decididas e anunciadas em Conselho de Ministros, como o uso de máscara na via pública ou a redução para cinco pessoas do limite máximo de ajuntamentos. A governante apelou para o cumprimento das regras, caso contrário Portugal irá “enfrentar uma situação de contágio crescente que tenderá a agravar-se nos próximos dias”.

A tendência de agravamento tem por base cálculos matemáticos feitos pelo INSA, que apontam para “perto de três mil casos dentro de alguns dias”, esclareceu.

A governante, citada pela página oficial do Serviço Nacional de Saúde, sublinhou ainda que a inversão dos modelos matemáticos depende daquilo que sejam as medidas que coletivamente se tomem, pelas organizações, pelo Governo e pela população.

Marta Temido acrescentou que a doença está a atingir sobretudo as faixas etárias entre os 20 e os 49 anos.

“Todos aqueles que têm a aspiração de fazer as suas vidas, regressarem à normalidade, é importante terem presente que a doença não desapareceu e que só juntos poderemos enfrentar esta nova fase de crescimento e dar resposta a esta prova muito dura. Depende de todos estarmos à altura”, reforçou.

 

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay