Alerta

Covid-19 na Europa pode prolongar-se por dois anos, avisa cientista chinês

O cientista chinês que lidera a equipa de combate ao vírus em Xangai, Zhang Wehong, afirmou num encontro com a imprensa que Europa tem de se preparar para lutar contra a Covid-19, durante os próximos dois anos.

A afirmação foi feita numa conferência de imprensa citada pelo ‘South China Morning Post’, onde o cientista revela ainda que o vírus pode registar um novo pico na primavera de 2021, sendo esta uma hipótese “perfeitamente normal”.

“Posso dizer-vos para esquecerem a ideia de que a pandemia vai chegar ao fim num futuro próximo na Europa”, afirma Zang Wehong, que já tinha mencionado anteriormente essa possibilidade, dizendo que o vírus podia regressar esporadicamente durante o outono e o inverno.

O especialista indica que depende das pessoas, fazerem um esforço de contenção, para que o surto se controle o mais possível: “Para resolver este surto num curto período de tempo, as medidas devem ser extremamente radicais”, afirma Wehong.

Depois da pandemia na China estar a ser estabilizada, os maiores desenvolvimentos concentram-se agora na Europa, com Itália e Espanha a registarem os casos mais preocupantes.

O especialista considera que quando todos os países tomarem medidas de contenção, o controlo efetivo da pandemia será uma questão de tempo.

“Começo a ver uma tendência de os governos serem mais pró-ativos. Se as estratégias de todos os países se tornarem cada vez mais vigorosas, o controlo efetivo da pandemia será apenas uma questão de tempo”, conclui o cientista chinês.

 

Fonte: 
Executive Digest
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay