Plano Municipal de Testagem

Covid-19: Lisboa vai testar todos habitantes da cidade

O Plano Municipal de Testagem de Lisboa arrancou no passado dia 31 de março nas 10 freguesias com maior incidência de novos casos de covid-19, ou seja, mais de 120 casos por 100 mil habitantes. A partir de hoje, os testes gratuitos à Covid-19 vão estar disponíveis a todos os munícipes.

A ideia é que todos munícipes do concelho de Lisboa passem a ter acesso a dois testes gratuitos à Covid-19 por mês, a realizar-se nas farmácias aderentes na capital.

Ao todo são 90 os estabelecimentos que se juntaram a esta iniciativa, “garantindo condições para o alargamento do plano de testagem a todos os moradores da cidade, num processo articulado com as autoridades regionais de saúde”, segundo o município.

A testagem, apesar de gratuita, está sujeita a marcação prévia, pode ser feita presencialmente ou através do número 1400.  O teste é realizado por profissionais da rede nacional de farmácias, que informam as autoridades da saúde, comunicando com o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE) do Ministério da Saúde, sempre que o resultado seja positivo.   

 

Fonte: 
Jornal i
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay