Novos dados

Coronavírus infeta e reproduz-se nas glândulas salivares, diz investigação

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no Brasil, descobriram, num estudo publicado no Journal of Pathology, que o coronavírus infeta e reproduz-se nas glândulas salivares.

A análise de amostras de três tipos de glândulas salivares, obtidas durante um procedimento de autópsia minimamente invasivo realizado em pacientes que morreram de complicações de Covid-19, mostrou que tecidos implicados na produção e segregação de saliva servem como reservatórios para o novo coronavírus.

Esta descoberta, na opinião dos cientistas, ajuda a explicar porque é que o vírus é tão abundante em saliva e permitiu que os cientistas desenvolvessem testes de diagnóstico baseados em saliva para o Covid-19.

"Este é o primeiro estudo que se debruça sobre a capacidade de um vírus respiratório infetar e se replicar nas glândulas salivares. Até agora pensava-se que apenas vírus que causavam doenças de alta prevalência, como herpes, usavam glândulas salivares como reservatórios. A descoberta pode ajudar a explicar porque é que a SARS-CoV-2 é tão contagiosa", disseram.

 

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay