Balanço SNS

Consultas à distância aumentam na região de Lisboa e Vale do Tejo

O balanço foi feito pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e mostra que foram efetuadas 6.551.880 consultas médicas e de enfermagem nos centros de saúde da região nos primeiros seis meses do ano. Estes números, segundo explica a ARSLVT em comunicado, refletem um crescimento de 69% das consultas realizadas à distância.

Entre 1 de janeiro e 30 de junho, médicos e enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários da ARSLVT realizaram um total de 6.551.880 consultas: 2.148.573 consultas de enfermagem e 4.403.316 consultas médicas. Este valor é especialmente positivo se tivermos em conta que março e abril foram meses de forte confinamento devido à COVID-19, que se traduziu na alteração da atividade das unidades de saúde. No entanto, as consultas destes profissionais contou com uma diminiução 11% face ao 1º semestre de 2019, altura em que se contabilizaram mais de 7,3 milhões de consultas.

A ARSLVT destaca ainda, em comnicado, que, entre março e junho, só as Áreas Dedicadas à COVID-19 (ADC) realizaram mais de 62.300 consultas, correspondendo 25.850 a consultas de enfermagem e 36.514 a consultas médicas.

Segundo a ARSLVT, áreas como a Vacinação, Saúde Materna e Saúde Infantil, ou as visitas domiciliárias e outras atividades asseguradas pelas Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) desta região, continuaram a efetuar-se sem alterações mesmo durante os meses de confinamento.

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock