Novas medidas de controlo de pandemia

Conselho de Ministros decide alargar quadro de restrições

Após reunião extraordinária, realizada por videoconferência, o Conselho de Ministros reforçou as medidas de controlo da pandemia anunciadas no final da semana passada. Após reunião extraordinária, realizada por videoconferência, o Conselho de Ministros reforçou as medidas de controlo da pandemia anunciadas no final da semana passada. A venda ao postigo, por exemplo, passa a estar proibida.

Em conferência de imprensa, o Primeiro-Ministro, António Costa considerou ser necessário “clarificar normas que têm sido objeto de abuso e alargar o quadro de restrições”, devido ao nível de circulação da população verificado nos últimos dias.

“O que está verdadeiramente em causa é a saúde e a vida de cada um de nós e das pessoas que nos rodeiam”, declarou António Costa, dramatizando a sua mensagem sobre os perigos da Covid-19.

Assim foi determinada a proibição de venda ou entrega ao postigo de qualquer bem não alimentar, bebidas, incluindo café.

Com o alargamento do quadro de restrições é ainda proibido o consumo de bens alimentares à porta dos estabelecimentos comerciais

Está ainda proibida a permanência em jardins e limitadas grandes concentrações de pessoas em parques infantis, equipamentos desportivos e frentes marítimas, como passeios juntos à praia.

Segundo António Costa, a proibição de circulação entre concelhos vai voltar a ser aplicada aos fins de semana em todo o território continental.

Durante este período vão ser encerradas todas as universidades sénior, os centros de dia e de convívio.

No final da conferência de imprensa, o Primeiro-Ministro adiantou ainda que o Governo quer concluir a primeira toma da vacina contra a covid-19 nos lares de idosos até ao final da próxima semana.

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay