23 a 26 de maio

Congresso Nacional de Medicina Interna como motor de desenvolvimento e atualização médica

A comissão organizadora do 30º Congresso Nacional de Medicina Interna (CNMI) acaba de divulgar o programa científico para o evento que vai decorrer de 23 a 26 de maio, no Centro de Congressos de Vilamoura, em simultâneo com o 9º Congresso Ibérico de Medicina Interna.

“O congresso vai permitir atualizar conhecimentos, partilhar experiências e estreitar laços. Teremos sessões puramente científicas e sessões organizativas, teremos sessões tradicionais e sessões inovadoras, atualizaremos conceitos e discutiremos casos clínicos. Todo este conhecimento resultante traduz-se no nosso principal objetivo: tratar melhor os doentes e possibilitar melhores cuidados de saúde aos portugueses”, afirma Fernando Salvador, Presidente da Comissão Organizadora.

A edição deste ano vai contar com a participação de diversos especialistas internacionais como, Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor Geral da OMS, Frederico Guanais, chefe adjunto da Divisão de Saúde da OCDE, Rajiv Jalan, Diretor Científico da Fundação Europeia para o Estudo da Insuficiência Hepática Crónica, Dimitrios Boumpas, Chair das Guidelines da EULAR para o Lupus Eritematoso Sistémico, Kamran Abbasi, Editor-Chefe da BMJ, Raffaele Scala, primeiro autor das recentes guidelines sobre Oxigenoterapia de Alto Fluxo e Paul Stevens, Chair da Guidelines KDIGO, entre outros.

“A estes especialistas internacionais associamos outros de renome nacional. Esta junção permitirá alcançarmos um programa equilibrado, diversificado e pormenorizado. Esperemos alcançar todos os Internistas e Internos de Formação Especializada de Medicina Interna. A nossa diversidade e multiplicidade de conhecimento poderá trazer para junto de nós todos os restantes colegas que connosco trabalham em grupo, quer sejam: Cardiologistas, Pneumologistas, Nefrologistas, Hematologistas, Oncologistas e claro Médicos de Família. Juntos conseguiremos ter o maior Congresso Médico português onde serão abordados assuntos do interesse de todos”, acrescenta Fernando Salvador.

Outra grande novidade no 30º CNMI será o dia dedicado à Enfermagem com um programa específico que pretende destacar o papel essencial destes profissionais no dia-a-dia de um Serviço de Medicina Interna. O programa, elaborado por enfermeiros e para enfermeiros, vai abordar temas como a reabilitação, a organização dos cuidados em unidades ambulatoriais, os cuidados nutricionais, o tratamento de feridas e úlceras de pressão, entre outros. Será um programa concentrado apenas num dia daí que foi atualizado recentemente e proporcionalmente o valor da inscrição para estes profissionais.

A cultura e a participação cívica fazem também parte do 30º CNMI. As «Conversas de Fim de Tarde» vão contar com o Dr. Tiago Nogueira (médico e músico dos "Quatro em Meia”) vai falar-se sobre a interação entre a música/cultura e a Medicina, e com o Dr. Daniel de Matos que vai partilhar a sua experiência de Internista, médico de quatro Presidentes da República.

A conferência de abertura estará a cargo da Dra. Maria de Belém, antiga ministra da Saúde e atual presidente do Conselho Geral da Fundação para a Saúde, e é dedicada ao tema “SNS: perspetivas atuais e futuras”. Já a conferência de encerramento, “Alterações climáticas, saúde e a responsabilidade dos médicos”, terá como orador o Dr. Luís Campos, Presidente do Conselho Português para a Saúde e para o Ambiente.

Toda a informação sobre o 30º CNMI em https://cnmi.spmi.pt/.

Fonte: 
Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI)