10 e 11 de abril

Congresso Anual da SPDMov 2021

A SPDMov – Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento realiza nos próximos dias 10 e 11 de abril de 2021 o seu congresso anual com mais de 10 horas de temas e debates sobre as doenças do movimento.

Este evento, que decorrerá de forma virtual este ano, coincide com a comemoração Dia Mundial da doença de Parkinson, uma doença ainda sem cura que foi descrita por James Parkinson em 1817, quando numa sua publicação denominada de “An Essay on the Shaking Palsy” escreveu pela primeira vez sobre esta patologia. Em Portugal são cerca de 20 000 pessoas e mais de 6 milhões em todo o mundo afetadas diretamente por esta terrível doença.

Figuras mundiais manifestaram estas doenças, casos do Papa João Paulo II, o ator Michael J. Fox, Ronald Reagan, Yasser Arafat, Mohammad Ali entre outros. Como referiu o ator Michael J. Fox “no momento em que percebi que tinha Parkinson e, que não o podia evitar, comecei a olhar para as coisas que poderia mudar, ajudando na melhoria da investigação da doença.”

Este congresso será composto por debates, simpósios, e workshops com especialistas da área das doenças do movimento. A doença de Parkinson começa no intestino? Sim ou não? O que são distonias e ataxias? A pandemia da Covid-19 está a afetar os doentes com Parkinson e outras doenças do movimento? Como se estão a adaptar os médicos e especialistas das doenças do movimento a este problema acrescido da Covid-19 na relação com os doentes? O que nos diz a ciência sobre uma possível ligação entre covid- 19 e doença de Parkinson? Como foi possível desenvolver uma vacina tão depressa? Que  esperança teremos no futuro relativamente às doenças do movimento?

A SPDMov convida a comunicação social a divulgar e a falar destas doenças, que num momento complexo e critico em que vivemos, onde o tratamento das doenças de movimento têm sofrido um revés significativo, todos seremos poucos para ajudar. O ideal            seria que todos tivéssemos bons mo(vi)mentos!

Congresso Virtual SPDMov 2021

Dia 10 de abril – 9 h às 19 h – 1º dia do Congresso

Dia 11 de abril – 10 h – 11h30. 2º dia do Congresso - Comemorações do dia mundial da Doença de Parkinson.

Leia aqui todo o programa.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.