4 de julho

Conferência Zoobiquity debate a saúde da fêmea através das espécies

“A Saúde da fêmea através das Espécies” é o tema da conferência Zoobiquity que vai decorrer pela primeira vez em Portugal, a 4 de julho, na sede da Ordem dos Médicos, em Lisboa. A conferência, organizada em conjunto pela Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) e a Ordem dos Médicos (OM), vai reunir especialistas em medicina humana, medicina veterinária e ambiente, de forma a facilitar a colaboração entre ambos, e tem como objetivo debater novas abordagens para encontrar soluções inovadoras para os problemas mais desafiantes da saúde física e mental até à mudança social.

No âmbito desta conferência, vai ser também lançada a versão portuguesa do livro “Zoobiquity”, que terá lugar no Museu de História Natural e da Ciência, no dia 4 de julho, às 18h15.

A conferência conta com Barbara Natterson-Horowitz como keynotspeaker, cardiologista, professora na Harvard Medical School, David Geffen School of Medicine (UCLA) e Harvard Department of Human Evolutionary Biology, nos Estados Unidos. Autora reconhecida pelo New York Times, vai abordar o tema “Porquê Zoobiquity?”, focando a importância da abordagem entre espécies para a medicina e as perspetivas veterinárias e evolutivas.

Segue-se a apresentação de Laurentina Pedroso, Médica Veterinária e Provedora do Animal e Miguel Ângelo Carmo, Procurador da República, sobre “A Ligação entre Violência Doméstica e Violência sobre os Animais”.

Neste primeiro painel da conferência será ainda abordado o tema “A Doença Cardiovascular nas Várias Espécies: Uma Ameaça Tansversal”, com a participação do médico Fausto Pinto e do médico-veterinário Luís Lima Lobo, com moderação de Barbara Natterson-Horowitz.

O segundo painel é dedicado à Saúde Feminina e Ambiente e conta com as intervenções de vários especialistas nacionais e internacionais da medicina veterinária e da medicina, Ricardo Assunção, Conceição Peleteiro, Joaquim Henriques e Luís Costa. Alexandre Lourenço, Médico, e João Correia, Biólogo Marinho, abordarão também neste painel o tema “Fenómenos de Intersexo através das Espécies”, numa apresentação conjunta com os Médicos Veterinários Rita Payan e George Stilwell.

“A Fertilidade e Infertilidade através das Espécies”, é um dos temas que demarca o programa desta conferência, colocando em destaque o debate sobre “A Importância dos Bancos de Germoplasma na Medicina de Conservação”, por Elisabete Silva (Bióloga), Luís Telo da Gama (Médico Veterinário) e Teresa Almeida Santos (Médica).

Da parte da tarde, segue-se a intervenção do Médico Veterinário Diogo Guerra, dedicado ao tema “O Papel da Anatomia Comparada em Ilustração Médica”, e a apresentação “A Microbiota e a Saúde Feminina”, por Elsa Duarte, Médica Veterinária e Diogo Pestana, Biólogo.

O último painel da conferência é dedicado à reflexão “Repensar a Educação Médica - Médicos e Médicos-Veterinários do Séc XXI”, por Filipa Ceia (Médica e Médica Veterinária), Fausto Pinto (Médico), Frank Rühli (Médico), Laurentina Pedroso (Médica Veterinária), Margarida Simões (Médica Veterinária) e Rui Caldeira (Médico Veterinário).

As Conferências Zoobiquity são eventos transdisciplinares que reúnem peritos em medicina humana e medicina veterinária, biologia da vida selvagem, conservação e biologia evolutiva e ecologia comportamental, de forma colaborativa, para responderem aos desafios da investigação, da clínica e saúde pública, criando uma maior consciencialização sobre a natureza da saúde e da doença. Os humanos e os animais não humanos partilham uma vulnerabilidade ao cancro e a distúrbios cardiovasculares, neurológicos, endócrinos, hematológicos, reprodutivos e outros, no entanto, a colaboração entre os campos humano e animal tem sido limitada.

Encontrar e entender as vulnerabilidades que partilhamos com outras espécies permite traduzir essas informações em estratégias de prevenção, controlo e tratamento para melhorar a vida de humanos, dos outros animais e do planeta.

Fonte: 
GCI
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay