Saúde materna e infantil em discussão

Conferência junta especialistas da Rotary e da OMS

Amanhã, dia 25 de fevereiro, entre as 15:00 às 16:30 (hora de Portugal), realiza-se a conferência virtual “Together for Mother’s and Children’s Health”, que junta um painel de especialistas do Rotary International e da Organização Mundial de Saúde. Esta iniciativa faz parte das conferências presidenciais do Rotary International.

Todos os dias, mais de 800 mulheres morrem de causas relacionadas com a gravidez ou com o parto. Mais 6.500 recém-nascidos morrem diariamente - a maioria de causas que são evitáveis ou tratáveis.

A pandemia Covid-19 provocou grandes perturbações nos serviços de saúde que estão a agravar estes riscos. As campanhas de vacinação que salvam vidas foram adiadas, os profissionais de saúde foram recolocados e, em alguns locais, os centros de saúde e os serviços fecharam as portas. Os impactos financeiros estão também a dificultar a sustentação de cuidados de saúde de qualidade por parte dos países.

“É necessária uma resposta urgente. As parcerias e a solidariedade serão cruciais”, escreve a organização da Conferência.

Em todo o mundo, estão em curso esforços para melhorar a saúde das mulheres e das crianças, através de vacinas e medicamentos que salvam vidas, reforço do acesso aos serviços médicos e formação dos principais profissionais de saúde. O trabalho inovador para a erradicação da poliomielite viu o número de casos de poliomielite diminuir 99,9% desde 1988, salvando mais de 1,5 milhões de vidas e 16 milhões de crianças de paralisia devastadora.

Com oradores da Rotary International, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e muito mais, este evento virtual explorará iniciativas e ações necessárias para ajudar a melhorar a saúde das mulheres e crianças durante e além da pandemia Covid-19.

Para assistir, basta fazer o registo na plataforma: https://who.zoom.us/webinar/register/WN_qvRHJJs-RgCbdynUpp1YcA.

Fonte: 
YoungNetwork Group
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Rotary Portugal