Organizada pela Escola Superior de Biotecnologia

Conferência debate a digitalização no sistema alimentar - riscos e oportunidades do “big data”

Do prado ao prato. O caminho parece simples, mas implica um conjunto de processos que gera uma grande quantidade de dados – o chamado big data. O que fazer com estes dados para gerar um sistema alimentar mais seguro e mais sustentável? Quais as principais tendências da utilização de inteligência artificial na produção e na distribuição alimentar? Como rentabilizar o fluxo de dados? Qual o impacto na definição de políticas públicas?

É para responder a estas e a outras questões que a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto organiza o seu evento anual, Innovation Day 2021, este ano integrado na comemoração do 30º aniversário do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica. Em formato online, via zoom, o evento realiza-se já no próximo dia 23 de junho às 14h30.

Investigadores da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, da Universidade de Atenas (Grécia) e da Cornel University (USA), em conjunto com empresas como a SONAE MC e UnifAI Technology, vão debater os desafios que se colocam na gestão de dados quando falamos em sistemas alimentares. O fim último é o de melhorar a qualidade, segurança e sustentabilidade dos alimentos, algo que apenas acontece se se conseguirem introduzir melhorias no processo. Apesar do potencial reconhecimento e dos exemplos de sucesso de aplicação na cadeia de abastecimento de alimentos, o uso de Big Data em sistemas alimentares ainda está numa fase de crescimento inicial.

Através do Innovation Day 2021, os investigadores da Escola Superior de Biotecnologia pretendem promover a partilha de conhecimento entre todos os stakeholders e destacar os trabalhos de investigação em diversas áreas. O tema principal da edição deste ano é “Big Data em Sistemas Alimentares: Desafios e Perspetivas”.

O evento é gratuito e as inscrições para poder assistir podem ser feitas aqui.

 

Fonte: 
YoungNetwork Group
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Escola Superior de Biotecnologia