Financiamento

Comissão Europeia vai dar 1.000 M€ por ano à nova Agência Europeia Anti-pandemia

A presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen, afirmou esta quarta-feira, que o executivo comunitário irá financiar com 1.000 milhões de euros, por ano, a nova agência europeia anti-pandemia.

"A prioridade final é reforçar a nossa preparação para uma pandemia", disse Von der Leyen no seu discurso de abertura no debate sobre o Estado da União, no Parlamento Europeu.

A nova agência, cuja criação foi anunciada no passado mês de fevereiro passado e que será oficialmente apresentada amanhã, quinta-feira, vai chamar-se Autoridade de Preparação e Resposta de Emergência de Saúde (HERA) e entrará em funcionamento em 2022 e "deverá ser apoiada por um investimento da 'Team Europe' de 50.000 milhões de euros até 2027", adiantou a Presidente da Comissão Europeia.

Fontes europeias afirmam que a Comissão contribuirá com 6.000 milhões de euros do orçamento comunitário, enquanto o resto do financiamento provém dos Estados-Membros e outras contribuições ainda por detalhar.

 

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock