Sessão por videoconferência

Combate à pandemia e vacinação dominam o primeiro Conselho de Assuntos Gerais da Presidência Portuguesa

A primeira reunião informal de Ministros dos Assuntos Europeus da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (EU) presidida pela Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, a partir de Bruxelas, assentou nas prioridades da Presidência Portuguesa: promover a recuperação económica da União Europeia através da transição climática e digital, implementar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais de modo a não deixar ninguém para trás, e fortalecer a estratégia de autonomia de uma União Europeia aberta ao mundo.

Na mesma reunião a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, destacou o processo de vacinação Covid-19 e o facto de a União Europeia ter de cooperar no processo de vacinação de outros países, porque a UE “não ficará segura” enquanto os vizinhos “estiverem doentes”. “A cooperação internacional é necessária, e a UE tem uma grande responsabilidade relativamente aos países mais vulneráveis na nossa vizinhança do Leste e do Sul”, realçou Ana Paula Zacarias.

“Nenhum país irá conseguir derrotar esta pandemia sozinho. Precisamos de solidariedade, precisamos de falar com outros países sobre a iniciativa COVAX, sobre o reforço da OMS, sobre cooperação técnica, e temos de trabalhar com o espírito de equipa europeu. Juntos, podemos tornar a UE e o mundo num lugar mais seguro para lutar contra o vírus”, sublinhou Zacarias. 

 

Fonte: 
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay