Para iOS e Android

ColorADD lança APP que permite aos daltónicos identificar as cores

A nova ColorADD APP foi desenvolvida com o apoio da Fundação Ageas e pode ser descarregada gratuitamente para iOS e Android

Vivemos num mundo onde 90% da comunicação é feita através da cor. Estima-se que existam 350 milhões de daltónicos que, pela sua limitação, se sentem excluídos, discriminados e dependentes da ajuda de terceiros. São inúmeros os constrangimentos no seu dia a dia, quer em contexto social ou profissional, sempre que a cor é um fator racional de identificação, orientação e/ou escolha. 41% dos daltónicos tem dificuldade de integração social.

Para minimizar o sentimento de perda deste grupo populacional, a ColorADD, com o apoio da Fundação Ageas, acaba de lançar uma nova APP, que permite ao seu utilizador identificar as cores dos objetos através da câmara de um dispositivo móvel. Esta solução complementa a integração já existente do código ColorADD numa gama alargada de produtos/serviços em diversos países e sectores de atividade.

A ColorADD APP é extremamente fácil de usar e intuitiva: basta o utilizador apontar a câmara do dispositivo para a superfície que pretende identificar e no topo do écran aparece o nome da cor, acompanhado do símbolo ColorADD correspondente. Permite também identificar a cor em imagens guardadas no telemóvel. Oferece ainda a opção de inclusão de áudio descrição da Cor, a capacidade de poder referenciar mais do que uma cor em simultâneo e a possibilidade de partilhar a foto identificada, através de redes sociais ou mail.

Tiago refere “Enquanto daltónico, o mais importante é conseguir ter o máximo de autonomia. Esta ferramenta vai-me permitir fazer sozinho muitas tarefas diárias que até agora me obrigavam a pedir ajuda, como por exemplo, escolher a roupa, a fruta e até mesmo identificar a cor de um carro. Sem dúvida, que esta solução vai mudar o dia a dia de milhares de daltónicos... para melhor!!!”. 

Miguel Neiva, criador do ColorADD, refere: “Sinto que demos mais um passo na promoção de uma sociedade mais inclusiva pela cor. Esta é uma ferramenta que há muito queríamos oferecer aos daltónicos. Tem sido recorrente esse pedido e agora mais do que nunca sentimos ser de grande utilidade pois, nestes difíceis tempos que vivemos, em que o distanciamento social imposto pela pandemia COVID-19 dificulta o pedido de ajuda na identificação das cores, é particularmente importante aumentar a autonomia e a independência aquisitiva dos daltónicos. O lançamento da ColorADD APP é um passo importante na nossa missão de sensibilizar a sociedade para o problema do Daltonismo e democratizar a identificação das cores, porque A Cor é para Todos!”

A Fundação Ageas tem na sua génese a missão de apoiar a comunidade através das mais diversas iniciativas e programas com impacto social. João Machado, presidente do conselho de administração da Fundação Ageas, refere que “é de elevada importância apoiar projetos disruptivos que tenham potencial para incluir segmentos da população que vivem em situações de vulnerabilidade real ou em potência e que, em última instância, contribuam para a melhoria de qualidade de vida dessas pessoas. Na verdade, a sinergia criada entre as várias entidades para alcançar este produto final é para nós um motivo de satisfação e estamos confiantes que temos em mãos um projeto que irá facilitar o dia a dia de um grande número de pessoas.”

Há cerca de cinco anos que o Grupo Ageas Portugal é parceiro da ColorADD, tendo como preocupação que a sua comunicação e linguagem seja o mais inclusiva possível, sendo a única seguradora, a nível mundial, a adotar o código de cores para daltónicos na sua comunicação.

O desenvolvimento da APP foi feito em parceria com a Mindera, envolvendo a sua iniciativa social, Mindera School, e uma equipa experiente de gestores de produto, designers de UX / UI e programadores. O download da ColorADD APP está acessível através de IOS e de Andoid.

Conheça a ColorADD APP neste vídeo.

 

Fonte: 
Atrevia
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay