Europeus que vivem com obesidade pedem o fim da discriminação de peso

Coligação Europeia lança banco de imagem para combater a discriminação de peso

Uma grande campanha para combater o preconceito associado ao peso e o estigma da obesidade está a ser lançada hoje por 20 organizações de doentes em 27 países europeus.

Para assinalar o "Living with Obesity and People First Day", a Coligação Europeia para as Pessoas que vivem com obesidade (ECPO) e os seus membros pedem o fim da discriminação e do estigma baseado no peso. O banco de imagens foi desenvolvido para ajudar a mudar a atitude das pessoas em relação ao excesso de peso e à obesidade.

Este é o primeiro banco de imagens europeu de fotografias de pessoas que vivem com obesidade. São mais de 250 fotos gratuitas, tiradas por profissionais, que podem ser usadas por todos os jornais e revistas.

"Infelizmente, muitas imagens que aparecem nos jornais perpetuam retratos estereotipados de pessoas que vivem com obesidade e reforçam a aceitabilidade social do enviesamento do peso", diz o presidente da ECPO, Sólveig Sigurðardóttir. "Alimentam a crença de que as pessoas com obesidade têm um distúrbio de estilo de vida e são preguiçosas, descuidadas e não têm força de vontade, apesar do reconhecimento da obesidade como uma doença pela OMS."

A campanha da ECPO tem o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS).

"A iniciativa da ECPO de lançar um banco de imagens para os meios de comunicação social com imagens não estigmatizantes de pessoas que vivem com obesidade é uma grande iniciativa e em consonância com as recomendações do Gabinete Europeu para a Europa da OMS para que os seus Estados-Membros criem novas normas para a representação de indivíduos com obesidade nos meios de comunicação social", diz Kremlin Wickramasinghe, chefe interino do Gabinete Europeu da OMS para o NCD. "Este banco de imagens será muito útil para os Estados-Membros e todas as outras partes interessadas criarem estas normas e para que os próprios meios de comunicação utilizem estas imagens não estigmatizantes."

Ao longo do "Living with Obesity and People First Day", os membros da ECPO e das organizações nacionais vão recorrer às redes sociais em várias línguas europeias, sensibilizando-a em torno da discriminação do peso em toda a sociedade e mesmo em contextos de cuidados de saúde.

"Ao contrário de outras formas de estigmatização – em razão da raça, classe, capacidade, género ou orientação sexual – o estigma da obesidade pode ter impactos sociais e de saúde devastadores", diz Sólveig Sigurðardóttir. "O peso tem consequências fisiológicas e psicológicas significativas, levando ao aumento da depressão e ansiedade, distúrbios alimentares e baixa autoestima. E em contextos de cuidados de saúde também pode afetar a qualidade dos cuidados para os doentes com obesidade."

Fonte: 
European Coalition of People living with Obesity (ECPO)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
European Coalition of People living with Obesity (ECPO)