Labsummit

Coimbra recebe debate sobre tendências e desafios no mundo dos laboratórios

O ISQ organiza, em parceria com a Ambidata e a Relacre, o Labsummit - o maior encontro de profissionais do mundo dos laboratórios dirigido à indústria - que irá decorrer de 16 a 18 de Maio, em Coimbra, no Convento São Francisco. O objetivo é estimular a inovação, a colaboração e o avanço contínuo entre todos os setores industriais e as áreas laboratoriais, em quatro pilares fundamentais: sustentabilidade, transformação digital, práticas laboratoriais, produtividade e gestão. Conta-se com a visão dos profissionais do sector, gestores, cientistas e palestrantes de vários países, como por exemplo Espanha, Brasil, Alemanha, Croácia, Macedónia, Reino Unido, Suíça e EUA, sendo esperados mais de 600 participantes.

Este encontro é inovador pois criará a oportunidade de juntar, no mesmo fórum, a cadeia de valor de diversos laboratórios e as indústrias que estes servem, nomeadamente Indústria Automóvel, Aeronáutica, Alimentar, Farmacêutica, Indústrias de Processo, Energia, entre muitas outras.

“A diversidade e o multiculturalismo podem potenciar a inovação, a eficiência e a produtividade e este será o palco ideal para trocar ideias, colaborar e abrir um novo caminho para o crescimento do sector”, assinala Shital Jayantilal, uma das oradoras do Reino Unido.

Vanessa Mosca, do Brasil, realça “a inovação e a humanização no setor laboratorial e a forma como as tecnologias inovadoras (caso de IA, CHAT GPT) estão a transformar os recursos humanos”.

Mayte Garrote Gallego, de Espanha, considera que o Labsummit é fundamental pois permitirá trocar opiniões sobre os requisitos de regulamentação do sector.

O tema da produtividade dos laboratórios é crucial para Paulo Rego, da Ambidata, “porque irá trazer sugestões práticas que permitem aos laboratórios crescer, reduzindo as atividades burocráticas e otimizando os seus processos”.

Este evento fará a ligação entre a inovação, o conhecimento, a tecnologia e a sustentabilidade, reunindo laboratórios, indústria, reguladores e outras partes interessadas com o objetivo de chegar a oportunidades criativas para todo o setor.

Fonte: 
ISQ
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ISQ