Novas áreas

Clínica Médica do Porto abre portas com áreas de tratamento e diagnóstico inovadoras

Medicina do Sono, Fisioterapia Pélvica Pré e Pós-parto, e Reabilitação Respiratória, Podologia no Pé diabético, Consulta de Desabituação Tabágica são algumas das áreas diferenciadoras que fazem parte do portfólio da OPFC – Clínica Médica do Porto.

Com serviços inovadores como seja a consulta multidisciplinar do sono, através da qual além das consultas realizadas pelas áreas aplicáveis é possível efetuar o estudo do sono através da permanência do doente na clínica para monitorização e avaliação nocturna, a OPFC aposta nas mais recentes e inovadoras tecnologias de tratamento e diagnóstico. Como explica a Bebiana Conde, Pneumologista e responsável por esta área “as doenças do sono são uma realidade que poderão esconder muitos outros problemas, pelo que o recurso a novas tecnologias veio permitir orientar da melhor forma o diagnóstico e tratamento, contribuindo opara uma melhoria significativa da qualidade de vida do doente.

Existem inúmeros problemas associados ao sono: entre os mais comuns está o Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), frequentemente denominada de Apneia e que afeta cerca de 10% da população adulta, com implicações na qualidade de vida e consequências cardiovasculares. As insónias são outro exemplo que, subdiagnosticada pode ser grave, chegando ao ponto de se tornar refratária a medicação, ou seja, deixa de ser controlável com medicação. Com recurso às mais recentes tecnologias poderemos levar a cabo estudos aprofundados que registam, durante o sono, dados como as ondas cerebrais, os níveis de oxigénio no sangue, a frequência cardíaca e respiratória e os movimentos dos olhos e dos membros durante o sono e o ressonar”.

Na área da fisioterapia os serviços diferenciadores passam pela aposta na área da reabilitação respiratória e pélvica na mulher, nomeadamente no pré e pós-parto. Para Liliana Costa e Raquel Jacinto, responsáveis pela equipa de fisioterapia “esta é uma área que na OPFC tem como diferenciação major a saúde da mulher, nomeadamente na fase de preparação e recuperação do parto. No fundo o papel do fisioterapeuta passa não só por ajudar as mulheres a preparar o seu corpo, mas sobretudo recuperar a boa forma e o seu bem-estar no pós-parto. Estamos a falar de uma fase da vida da mulher que pode acarretar inúmeras consequências irreversíveis como as dores pélvicas, algias vertebrais, incontinência urinária ou anal, disfunções sexuais ou outras alterações que interferem na qualidade de vida e no seu bem-estar”.

A multidisciplinaridade das consultas é outra das particularidades dos serviços da OPFC: um fator de diferenciação que é destacado por Cláudia Bernardo, diretora clínica: “serviços como a consulta de desabituação tabágica, acompanhamento técnico domiciliário geriátrico com monitorização multidisciplinar médica e de enfermagem e a consulta do pé diabético constituem exemplos de áreas muito importantes de intervenção na nossa população. Tomando como exemplo a consulta de pé diabético sabe-se que esta é situação que, estando associada à diabetes, possui graves implicações como seja a amputação. Sabe-se que Portugal tem mais de um milhão de diabéticos e o número mais elevado de casos de pé diabético e de amputações da Europa, um número que tem vindo a aumentar desde o surgimento da pandemia, uma vez que os doentes não têm tido acesso aos cuidados de saúde primários. Neste sentido é fundamental agir atempadamente!”.

A OPFC – Clínica Médica do Porto resulta da experiência clínica e pessoal dos sócios fundadores, que perceberam que habitualmente as instituições médicas públicas e privadas têm como foco o diagnóstico e tratamento padronizado dos problemas. A OPFC vai além disso e avança com diagnósticos precisos e opções de tratamento personalizadas com o máximo rigor e a máxima urgência.

Para Carlos Monteiro e Augusto Santos Costa, os fundadores da OPFC – Clínica Médica do Porto “este é um projeto que assenta no tratamento célere e individualizado do problema. Acreditamos que a melhor resposta é aquela que é dada através de uma avaliação rápida e precisa de cada uma das situações clínicas, disponibilizando as melhores opções terapêuticas disponíveis no mercado”.

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock