Investimento

Clínica de Stº António adquire TAC de última geração

A Clínica de Stº António tem vindo a reforçar a sua oferta de equipamentos médicos tecnologicamente avançados e tem agora à disposição um novo equipamento de TAC, o Cone Beam Computerized Tomography. Este dispositivo, indicado para as áreas de Medicina Dentária, Maxilo-Facial, Pediatria, Ortopedia e Otorrinolaringologia, permite uma aquisição bidimensional panorâmica e a obtenção de imagens que possibilitam reconstruções 3D de elevado detalhe e precisão das áreas analisadas.

A aquisição do Cone Beam Computerized Tomography é um contributo muito importante, uma vez que nos permite analisar detalhadamente áreas como os dentes, a cavidade oral, região maxilofacial, ouvidos, nariz, garganta e coluna cervical graças à sua elevada qualidade de imagem. Além disso, garante níveis elevados de segurança muito relacionado com os baixos níveis de radiação que emite. Tudo isto permite-nos dar uma resposta diferenciada e de qualidade a quem nos procura, ao mesmo tempo que reforçamos uma área em que a procura é cada vez mais exigente, como é o caso da medicina dentária, maxilo-facial e desenvolvimento facial”, esclarece João Castaño, coordenador da Unidade de Imagiologia da Clínica de Stº António.

“Este equipamento permite uma aquisição bidimensional panorâmica, obtendo imagens que possibilitam reconstruções 3D com elevado detalhe e precisão no estudo da definição facial, com destaque para a avaliação do esqueleto maxilar, das peças dentárias, da pirâmide nasal e da cavidade orbitária, da articulação temporo-mandibular; do estudo das vias respiratórias superiores, nariz e ouvidos e do estudo da boca e faringe”, conclui João Castaño.

A tecnologia avançada deste novo equipamento torna os procedimentos rápidos e cómodos e garante baixos níveis de radiação durante a sua utilização, fatores com uma importância acrescida, por exemplo, nos cuidados de saúde pediátricos.

O Cone Beam Computerized Tomography permite a realização de exames 2D, nomeadamente, ortopantomogra­fias, cefalometria (Telerradiografia da Face), seios serinasais e ATM (Articulação Temporo–Mandibular) e 3D à coluna cervical, vias aéreas, seios perinasais, ouvidos e também à articulação temporo–mandibular.

A utilização deste equipamento está indicada para o estudo da definição fácil, para o planeamento de implantes, projeções panorâmicas, dentes inclusos, estrutura óssea, estudo das vias e cavidades oral e nasal e ainda para o planeamento de cirurgias e estudo do ouvido.

 

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.