Em outubro

Cirurgia Robótica reúne especialistas nacionais e internacionais em cinco webinars

Excelência Robótica – empresa nacional responsável pela distribuição e implementação do sistema de cirurgia robótica da Vinci em Portugal - realiza um ciclo de cinco webinars, durante o mês de outubro. As sessões ocorrem todas as quintas feiras, entre as 21:00H e as 22:30H, e contam com as intervenções de conceituados cirurgiões, nacionais e internacionais, de diversas especialidades médicas. As inscrições são gratuitas.

A cirurgia robótica é uma das mais inovadoras soluções para a realização de intervenções minimamente invasivas. A partilha de experiências, de perspetivas e de questões, dos principais especialistas constitui uma oportunidade muito interessante para dotar a comunidade de profissionais de saúde de um maior grau de conhecimento sobre os sistemas de cirurgia robótica. Esta foi a principal razão que levou a Excelência Robótica a convidar mais de 20 reputados cirurgiões, nacionais e internacionais, e oito especialistas de enfermagem médico-cirúrgica para um ciclo de cinco webinars focados em diversas especialidades.

Na sessão dedicada à ginecologia, moderada por Henrique Nabais, da Fundação Champalimaud participaram sete especialistas que abordaram temas como o início do programa clínico robótico, miomectomia, endometriose, histerectomia benigna, gânglio sentinela, a linfaden pélvica e para – aórtica e a sacropolpexia.

O webinar sobre cirurgia torácica, com moderação a cargo de Fernando Martelo, do Hospital da Luz, reuniu quatro cirurgiões e os temas em destaque passaram pela lobectomia, segmentectomia e tumores do mediastino.

A sessão de cirurgia geral, moderada por Carlos Vaz, da CUF Tejo e Nuno Figueiredo, da Fundação Champalimaud, foca-se nas intervenções cirúrgicas associadas à obesidade, à área coloretal – hemicolectomia direita e resseção anterior do reto - cirurgia da parede abdominal e hépato-biliar.

No webinar dedicado à enfermagem, e moderado por Rui Leal, abordam-se as principais temáticas relacionadas com o início do programa robótico, as evoluções do sistema da Vinci e com as especificidades inerentes às áreas de cirurgia torácica, urologia, cirurgia geral e ginecologia.

O último webinar, sobre urologia, conta com a moderação de Kris Maes, do Hospital da Luz, e Estevão Lima, da CUF Tejo. Os principais temas focam-se nas intervenções de prostatectomia, cistectomia e nefrectomia parcial. A urologia é a especialidade que conta com maior número de intervenções efetuadas com recurso à cirurgia robótica. No ano passado, 60 % das intervenções cirúrgicas realizadas com o sistema da Vinci, a nível ibérico, foram efetuadas por urologistas - em casos de patologia de próstata e rim - cerca de 11% das intervenções foram de ginecologia oncológica e benigna, e 21% das intervenções realizadas com este sistema foram de cirurgia geral.

 

Fonte: 
Lisbon Communication Office
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.