Aposta na qualidade dos cuidados de saúde

Cirurgia do Cova da Beira aposta em formação na área das tecnologias minimamente invasivas

O serviço de Cirurgia Geral do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira realizou ontem, em parceria com a Olympus e a Applied Medical, uma ação de formação em cirurgia minimamente invasiva para tratamento de patologia do cólon e recto.

Este evento teve como formador convidado, o Professor Ramón Cantero, médico especialista em Cirurgia Geral no Hospital Universitário de La Paz em Madrid, reconhecido impulsionador de diversas técnicas inovadoras na área da coloproctologia, sendo mesmo, considerado em Espanha, como o médico mais experiente na área da cirurgia minimamente invasiva endoscópica transanal.

Sob a sua direção foram realizadas duas cirurgias, uma por via transanal para remoção de uma lesão do recto e outra por via laparoscópica, para tratamento de neoplasia maligna do cólon transverso. Estes procedimentos, com recurso a tecnologias minimamente invasivas, permitem aos doentes uma recuperação com menos dor, um período de internamento mais curto e um retorno à atividade diária mais precoce.

Estiveram presentes na assistência e participaram na discussão dos casos clínicos, afectos às duas cirurgias realizadas, o corpo clínico do serviço de Cirurgia Geral e Internos de formação geral e específica do CHUCB, bem como alunos de Medicina da FCS-UBI e ainda cirurgiões da ULS de Castelo Branco.

Desta forma, o serviço de Cirurgia Geral do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira pretende continuar a apostar num processo formativo de qualidade, que permita oferecer à população cuidados de saúde de excelência.

 

 

Fonte: 
Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira