Investigação RCSI

Cientistas descobrem medicamento que pode potencialmente prevenir danos respiratórios e cardiovasculares em doentes Covid-19

Os cientistas identificaram um fármaco que pode prevenir uma mutação que faz com que o novo coronavírus se ligue às células, prevenindo danos no pulmão, formação de coágulos e desenvolvimento da sépsis. O estudo, liderado por investigadores da RCSI University of Medicine and Health Sciences, é publicado no PLOS ONE.

Os investigadores identificaram que uma mutação, presente em todas as variantes do vírus até à data, cria um local adicional de ligação na proteína do pico do vírus. Este local adicional de ligação aumenta o impacto viral no corpo, incluindo danos no tecido pulmonar que causa problemas respiratórios em pacientes com COVID-19.

Os danos no tecido pulmonar permitem que o vírus se espalhe dos pulmões para a corrente sanguínea, onde pode causar coágulos e danos vasculares.

De acordo com testes pré-clínicos, a cilengitida impediu com sucesso que o vírus causasse os danos nos tecidos associados à COVID-19, impedindo que o vírus se colasse aos tipos de células que revestem os pulmões e os vasos sanguíneos.

"São necessários mais testes pré-clínicos e clínicos antes de este tratamento poder ser usado nos doentes, mas os resultados são muito promissores", disse o professor Steve Kerrigan, autor sénior do estudo e Vice-Chefe da Escola de Farmácia e Ciências Biomoleculares do RCSI.

"É imperativo que continuemos a desenvolver tratamentos para a COVID-19 para muitas pessoas que não terão acesso a vacinas e a doentes com infeções inovadoras. A nossa pesquisa no laboratório mostrou que a cilengitida tem o potencial de reduzir significativamente as mortes associadas à COVID-19."

 

 

Fonte: 
RCSI University of Medicine and Health Sciences
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay