Estudo

Cientistas descobrem dois anticorpos que oferecem proteção contra o novo coronavírus

A descoberta foi feita por uma equipa internacional que conta com cientistas alemães e norte-americanos. Segundo a investigação, dois anticorpos humanos, mostraram ser eficazes na proteção contra a Covid-19, após terem sido testados em ratos e macacos.

A imprensa internacional avança que os anticorpos CoV2-2196 e CoV2-2130, apresentaram resultados promissores, tanto individualmente, como quando combinados com o vírus, sendo capazes de reduzir substancialmente a carga viral, bem como as infeções nos pulmões e ainda a perda de peso, em ratos infetados. Já nos macacos, os anticorpos impediram que fossem contagiados.

“Os resultados oferecem uma estrutura para o planeamento racional de vacinas e também para a seleção de imunoterapêuticos contra a Covid-19”, afirmam os autores da pesquisa, acrescentando que os anticorpos humanos se adaptam de forma mais fácil a tratamentos ou vacinas contra a doença, do que os de animais.

Apesar deste estudo ainda não ter sido testado em humanos, já foi publicado na revista científica ‘Nature’ e também já passou pelo processo de revisão de pares, que garante a sua fiabilidade.

Portugal estão ativos 47.426 casos de infeção pelo novo coronavírus. A nível mundial a pandemia da Covid-19 já infetou quase 14 milhões de pessoas.

 

Fonte: 
Executive Digest
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock