Universidade de Coimbra

Cientistas de Coimbra avaliam saúde e bem-estar no município

Uma equipa de investigadores do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Universidade de Coimbra (UC), coordenada pela professora catedrática Paula Santana, está a realizar um questionário à população residente no concelho de Coimbra, no âmbito de um projeto para definição de estratégias locais de promoção da saúde.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e das Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia.

Este questionário, disponível em: https://pt.surveymonkey.com/r/saude-freg-coimbra, é dirigido a «todos os indivíduos, com idade igual ou superior a 15 anos, a residir em freguesias do município de Coimbra, incluindo os estudantes de ensino superior, imigrantes e trabalhadores deslocados que se encontram neste momento a residir no concelho» explica a equipa de investigação, que apela à participação dos munícipes.

As respostas «serão fundamentais na identificação das necessidades, problemas e expectativas em relação às condições do lugar de residência e à forma como estas influenciam a qualidade de vida e bem-estar», salienta.

Atendendo ao atual contexto de pandemia de COVID-19, são também colocadas questões relacionadas, tais como o impacto do estado de emergência decretado na vida dos munícipes e a resposta local à crise provocada pela pandemia.

A equipa garante a confidencialidade dos dados e o anonimato dos inquiridos. «Não haverá qualquer divulgação ou comunicação de resultados individuais. Os dados recolhidos serão exclusivamente utilizados para fins de investigação científica fundamental e aplicada», asseveram os investigadores.

O concelho de Coimbra integra o conjunto de 57 municípios da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, onde este questionário também será aplicado no âmbito do projeto “Atlas da Saúde”, uma ferramenta de apoio à definição de políticas municipais de promoção de saúde e de estilos de vida saudáveis.

 

 

Fonte: 
Universidade de Coimbra
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay