Como a gripe

Cientistas acreditam que o coronavírus se tornará um vírus respiratório endémico

A comunidade científica concorda que o SARS-CoV-2, o coronavírus causador da doença conhecida como Covid-19, se tornará um vírus respiratório endémico, como já é, por exemplo, a gripe sazonal.

“Provavelmente veremos uma evolução do vírus. O vírus vai se adaptando gradativamente”, disse Beatriz Mothe, especialista do serviço de doenças infeciosas do Hospital Alemão Trias i Pujol de Badalona (Barcelona), segundo a Europa Press da plataforma Sinc.

As razões pelas quais o coronavírus continua existindo são explicadas, na opinião dos especialistas, porque a vacinação não eliminará completamente o SARS-CoV-2 e o vírus provavelmente irá evoluir para continuar infetando de forma mais branda, embora "sem matar o hospedeiro".

Por outro lado, as vacinas previnem as formas mais graves da Covid-19, mas ainda não mostraram que são capazes de cortar a transmissão do vírus pela raiz, nem quanto tempo durará a imunidade causada pela vacina.

 

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay